Qual a diferença entre vidro, cristal e murano?

Qual a diferença entre vidro, cristal e murano?

Eu sei, parece difícil diferenciar os três materiais, atém por serem em essência quase a mesma coisa, a grande diferença estão nos detalhes e é isto que vamos abordar neste post.
Primeiramente é bom lembrar que mundialmente não existe um padrão rígido para diferenciar os três tipos, podendo variar de pais e região mas vamos as diferenças mais comumente utilizadas.

O vidro

Mais espeço e naturalmente tem leve tom esverdeado e sua transparência não é limpa. Dependendo do processo utilizado pode ser colorido o que pode valorizar muito a peça, mesmo sendo de um material mais popular, como o vidro.

O cristal

O cristal é um tipo de vidro, porém mais sofisticado, sua transparência é limpa e mais perfeita e espessura costuma ser mais fina tambem. Peças de Cristal são muito utilizadas e mais procuradas para decoração por serem um tratamento tão diferenciado em relação ao vidro comum.

O murano

Os Cristais de Murano são chamados assim porque são originários da Ilha de Murano, na Itália. São extremamente bonitos e diferenciados afinal são feitos de forma artesanal, feitos a sopro, alcançando efeitos e formas únicas. Podemos dividir os Cristais Muranos em 2 Classes: Os Originais feitos na própria ilha de Murano, que costumam ter pó de ouro em sua mistura e os Cristais tipo Murano, que seguem o mesmo processo artesanal mas não levam ouro em sua mistura. A escolha por qual fica melhor em seu ambiente é totalmente pessoal afinal os cristais tipo murano atingem qualidade e beleza muito grande também porém seus preços não são tão elevados quanto os Muranos Originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responder
💬 Fale com um consultor
Consultor Casa Maia
Olá 👋
Podemos te ajudar hoje?